Conteúdos para aulas de Evangelização (Conteudo tirado da internet)

Amar as crianças e amar a tarefa de evangelizar. Somente quem realiza um trabalho voluntário sabe o quão gratificante é a tarefa feita com amor e dedicação.


ESPÍRITOS PROTETORES

" Todos temos, ligado a nós, desde o nosso nascimento, um Espírito bom, que nos tomou sob a sua proteção. Desempenha, junto de nós, a missão de um pai para com seu filho: a de nos conduzir pelo caminho do bem e do progresso, através das provações da vida. Sente-se feliz, quando correspondemos à sua solicitude; sofre, quando nos vê sucumbir."


Seu nome pouco importa, pois bem pode dar-se que não tenha um que seja conhecido na Terra. Invocamo-lo, então, como nosso anjo guardião, nosso bom gênio. Podemos até mesmo invocá-lo sob o nome de qualquer Espírito superior, que mais viva e particular simpatia nos inspire.


Além do Anjo guardião, que é sempre um Espírito superior, temos Espíritos protetores que, embora menos elevados, não são menos bons e magnânimos. Contamo-los entre amigos, ou parentes, ou, até, entre pessoas que não conhecemos na existência atual. Eles nos assistem com seus conselhos e, não raro, intervindo nos atos da nossa vida.


Espíritos simpáticos são os que se nos ligam por uma certa analogia de gostos e pendores. Podem ser bons ou maus, conforme a natureza das inclinações nossas que os atraiam.


Os Espíritos sedutores se esforçam por nos afastar das veredas do bem, sugerindo-nos maus pensamentos. Aproveitam-se de todas as nossas fraquezas, como de outras tantas portas abertas, que lhes facultam acesso à nossa alma. Alguns há que se nos aferram, como a uma presa, mas que se afastam, em se reconhecendo impotentes para lutar contra a nossa vontade.


Deus, em o nosso anjo guardião, nos deu um guia principal e superior e, nos Espíritos protetores e familiares, guias secundários. Fora erro, porém, acreditarmos que forçosamente, temos um mau gênio ao nosso lado, para contrabalançar as boas influências que sobre nós se exerçam.


Os maus Espíritos acorrem voluntariamente, desde que achem meio de assumir predomínio sobre nós, ou pela nossa fraqueza, ou pela negligência que ponhamos em seguir as inspirações dos bons Espíritos. Somos nós, portanto, que os atraímos. Resulta desse fato que jamais nos encontramos privados da assistência dos bons Espíritos e que de nós depende o afastamento dos maus. Sendo, por suas imperfeições, a causa primária das misérias que o afligem, o homem é, as mais das vezes, o seu próprio mau gênio.


A prece aos anjos guardiães e aos Espíritos protetores deve ter por objeto solicitar-lhes a intercessão junto de Deus, pedir-lhes a força de resistir às más sugestões e que nos assistam nas contingências da vida.
............./////////..............//.................//////...........

Grande Escolha de um Homem Baixinho

(Zaquel)


Jesus veio à Terra para ajudar os pecadores como eu a serem justos diante de Deus.


"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."
Lucas 19:10

Debate em família. Neste trimestre estudamos sobre três coisas que estavam perdidas: uma ovelha, uma moeda e um filho. Nessas histórias, aprendemos a encontrar pessoas perdidas. Na história desta semana, o que Deus fez para encontrar Zaqueu? Que outras coisas vocês acham que aconteceram para mudar Zaqueu, que a história não nos diz? 0 que Deus estava fazendo o tempo todo para ajudar Zaqueu a mudar?


Atividade em família. Leiam um ou dois destes textos sobre cobradores de impostos: Lucas 3:12; 5:27-32; 7:29; 15: 1; 18:10. Lucas fala sobre essas pessoas porque ele queria mostrar como Jesus era amigo de todos - dos pobres, dos oprimidos e de outros rejeitados pela sociedade.


Oração em família. Agradeçam a Deus porque Ele enviou Jesus para encontrar e salvar as pessoas perdidas, como nós. Peçam-Lhe para ajudá-los
a ser como Zaqueu e não como o jovem rico.

Peçam-Lhe para ajudá-los a colocá-Lo em primeiro lugar. Assim, vocês poderão estar felizes e salvos como Zaqueu.

História

Jericó era uma cidade bonita que ficava perto de um vau do rio Jordão. Um vau é um lugar do rio onde a água é rasa o suficiente para as pessoas passarem. Assim, quando os viajantes da província de Peréia iam a Jerusalém, na província da Judéia, atravessavam o rio próximo a Jericó.

Havia muitos publicamos, ou cobradores de impostos, em Jericó. Quando as pessoas viajavam de uma província a outra, tinham que pagar impostos ou taxas. 0 chefe dos publicanos em Jericó era Zaqueu.

Zaqueu ficou sabendo que Jesus e Seus discípulos passariam por Jericó em sua viagem a Jerusalém, onde Jesus morreria, e sentiu muita vontade de vê-Lo, mas a multidão em volta dEle era muito grande e Zaqueu era baixinho demais.

Zaqueu olhou a estrada por onde Jesus teria que passar. Viu uma árvore perto da estrada. Correu e subiu na árvore. Agora podia ver!

Enquanto Zaqueu olhava, a multidão começou a descer pela estrada. Ele deve ter gostado de ver como Jesus conversava primeiro com uma pessoa e depois com todas as outras. Deve ter apreciado o modo como Ele as curava e falava sobre o amor de Deus por elas.

Quando a multidão estava debaixo da árvore, Zaqueu viu Jesus olhar para cima. Ele olhou direto para Zaqueu e disse:
- "Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.- Lucas 19:5, BLH.

Jesus sabia o nome de Zaqueu! Ele iria até a sua casa! Zaqueu não podia acreditar, ele estava tão agradecido pelas palavras de Jesus! Depressa, obedeceu e desceu da árvore.

Mas as pessoas em volta de Jesus não gostaram. Elas ficaram zangadas. Odiavam Zaqueu e gritaram:
-"Este Homem vai Se hospedar na casa de um pecador!" Lucas 19:7, BLH.

Zaqueu morava pertinho de onde João Batista havia pregado. Ele conhecia a mensagem de João. Conhecia a mensagem de Jesus. Mas não havia entregue o coração a Deus até que Jesus lhe disse que iria a sua casa.

Naquele momento, entretanto, uma grande mudança aconteceu no interior daquele pequeno homem. Ele entendeu que a maneira como estava vivendo não era certa. Precisava mudar. Queria fazer isso, e de uma forma que pudesse ser justo diante de Deus e das pessoas que ele havia enganado.

Antes de as pessoas saírem dali, Zaqueu disse:
- Darei metade do meu dinheiro aos pobres. Se eu tiver prejudicado alguém, devolverei a essa pessoa quatro vezes mais!

Jesus ficou muito feliz em ouvir Zaqueu escolher segui-Lo e disse:
- A salvação veio à casa de Zaqueu hoje. 0 Filho do homem veio para encontrar as pessoas perdidas e orienta-las.


Eu Amo a Palavra de Deus



Agora, escreva seu Verso Áureo em uma tirinha de papel. Existem muitas coisas nela pelas quais gostaria de agradecer?

Tire um minuto agora mesmo e agradeça a Deus por essas coisas, especialmente porque Ele enviou Jesus para encontrar e salvar os perdidos.


Curiosidades
Nos dias de Jesus, os cobradores de impostos, os ladrões e os assassinos eram considerados iguais. Qualquer um deles podia ser impedido de entrar na sinagoga.

Os cobradores recolhiam impostos para Roma, o país que governava a Palestina, onde Jesus vivia.

Na Palestina, os cobradores de impostos judeus eram considerados traidores pelas pessoas dali, porque trabalhavam para Roma.

Levi Mateus, um dos discípulos de Jesus, foi um cobrador de impostos.

Jericó, onde Zaqueu morava, era uma cidade rica e bonita na época de Jesus. Também era um lugar onde era cobrada uma boa parte dos impostos.

Quando Zaqueu entrou na multidão para ver Jesus, ele se arriscou muito. As pessoas sabiam quem era ele, e o odiavam.

Aceitar a Jesus transformou tanto a Zaqueu que ele devolveu quatro vezes mais de tudo o que havia roubado.




Fale Sobre Isso
Escreva o Verso Áureo em um pedacinho de papel e enfeite-o com desenhos de moedas, ovelhas e pessoas.

Mostre o desenho a alguém e conte sobre a moeda perdida, a ovelha perdida, o filho perdido e Zaqueu.
Se a pessoa quiser, dê-lhe o papel.
Ou coloque-o na porta da geladeira para lembrar toda a família que Jesus veio para orientar vocês.



Pense Nisto
Havia uma grande diferença entre Zaqueu e o jovem rico, não é? Esta atividade o ajudará a perceber e entender a diferença.

Preencha os espaços em branco para formar um quadro que descreva o jovem rico, e outro sobre Zaqueu. Se precisar de ajuda, use as palavras e expressões do banco de palavras. Você pode usar algumas palavras mais de uma vez.

Banco de Palavras
Jesus, muito importante, dinheiro, seguir a Jesus, triste.

1. 0 jovem rico tinha muito _______
2. Ele queria ____________
3. As outras pessoas pensavam que ele era___________
4. Ele pensava que era_____________
5.0 _________________ era mais importante para ele do que _____________
6. Ele se afastou de Jesus muito ___________


Banco de Palavras
salvo e feliz, Roma, um pecador, judeu, tinha tirado, Jesus, cobrador de impostos.

7. Zaqueu era um______________
8. Ele era ___________________
9. Ele trabalhava para ___________________
10. Ele queria ver a _____________
11. As outras pessoas pensavam que ele era ____________________
12. Ele pensava que era um___________
13. Ele devolveu mais do que _____________
14. Ele levou Jesus para sua casa se sentindo __________________


Se você escolher seguir a Jesus, também se sentirá feliz.
..............//...............//..................//...............



Prece da Serenidade

Concedei-me, Senhor, a Serenidade necessária,
para aceitar as coisas que não posso modificar;
Coragem, para modificar aquelas que posso
E Sabedoria, para distingüir umas das outras!

Vivendo um dia de cada vez;
Desfrutando um momento por vez;
Aceitando as dificuldades,
como um caminho da paz.

Tomando, como Ele fez, este mundo
pecaminoso como ele é,
não como eu gostaria que fosse;
Confiando em que Ele fará todas as coisas certas,
se eu me submeter à Sua Vontade.

Que eu seja razoavelmente feliz nesta vida
E infinitamente feliz com Ele,
para sempre, na próxima.

Amém!

..............//...............//..................//...............

Aula: Reencarnação

Expor que o grupo encontra-se em um navio, solicitando que todos ocupem seus devidos lugares, sentados em cadeiras, num círculo. A viagem inicia, eis que o evangelizador grita “Olá à direita”! - todos mudam de lugar no sentido da direita; depois “Olá á esquerda”! , para a esquerda; várias vezes, e mais raramente grita “Tempestade!” quando todos devem mudar de lugar atravessando o círculo. Continua a brincadeira por algum tempo.

1o. Momento:
Continuando a atividade anterior, esclarecer que houve um naufrágio e passageiros e tripulantes foram divididos em 4 balsas. À deriva no mar serão conduzidos a reflexões baseadas no anexo 1
2o. Momento:
Foram salvos, foram resgatados, contudo, em troca de abrigo, foi lhes solicitado uma missão:

4 o. Momento:
Refletir com os jovens que a reencarnação é oportunidade de aprendizado, assim, agora, irão re-programar sua volta ao continente como se fosse uma vida nova, uma nova reencarnação. Para tanto, individualmente, ao som de uma música suave responderão o anexo 6
5 o. Momento:
Encerrar esclarecendo que as respostas dadas serão indício tranqüilidade ou de que algo precisa ser mudado . O quê?
Cantar a música “Epitáfio” da banda Titãs

ANEXO 1

1- Temos sabido aproveitar a oportunidade reencarnatória?
2- Temos “aproveitado a vida” com saúde do corpo e nobreza da alma?
3- Caso desencarnemos nesse episódio, nos sentimos prontos para o retorno ao mundo espiritual?
4- O que deixamos de fazer e que poderíamos ter feito?
5- Dissemos todos os “Eu te amo” que deveríamos?
6- Agradecemos e ou reconhecemos a dedicação de pais, amigos, professores?
Temos consciência e gratidão pelo alimento, pelo lar

ANEXO 5 - só a reencarnação explica
As anomalias congênitas são singularidades que desafiam a compreensão humana acerca da justiça divina. Não obstante, a doutrina da reencarnação esclarece estes e outros fatos, compatilizando a noção da perfeita bondade e justiça de Deus com a existência da dor e a natureza das desigualdades. Gêmeos unidos, chamados genérica e imprecisamente de xifópagos despertam a atenção de todos, bem como conjecturas nos que já compreendem a reencarnação como o mecanismo necessário para o contínuo progresso dos Espíritos.

Tais casos constituem uma rara anomalia congênita, decorrente de falha no processo de desenvolvimento embriológico. Aparecem somente em gêmeos homozigóticos, isto é, originários de um único ovo,.
Na Bahia, vamos encontrar um caso peculiar deste gênero, as irmãs Nadir e Juracir, tinham duas cabeças, duas caixas toráxicas, quatro braços, duas pernas e um só abdômen e nutriam violenta ojeriza uma pela outra, o que certamente contribuiu para o agravamento de suas dívidas.

Outro caso, mais recente, é o das irmãs Blazeck, que nasceram tendo um só reto, uma só vagina e úteros separados. Rosa, uma das irmãs, concebeu, teve gestação normal e veio a dar a luz na época certa. A outra irmã, Josefa, não sentiu dores durante o parto, mas tal qual a sua gêmea, teve apojadura (afluência de leite aos seios).



EXPLICAÇÃO ESPÍRITA
Do ponto de vista reencarnatório, que razões levariam a justiça divina a permitir tais hediondas aberrações? Por que estes seres necessitariam permanecer jungidos biologicamente, compartilhando órgãos e funções orgânicas, o que é de mais íntimo e pessoal no espírito encarnado?

As respostas poderiam ser diversas, porquanto tal experiência poderia servir para educar os espíritos em inúmeras circunstâncias. De uma maneira geral, como nos elucida "O Livro dos Espíritos" (questões números 211, 212 e 213), a gemelaridade é aproveitada pelos espíritos muito afins ou simpáticos (no caso dos siameses, é claro, a experiência é uma prova ou expiação de rude aspecto que ambos aceitam cumprir juntos), ou, contrariamente, o fenômeno pode ser recurso extremo para promover a reaproximação entre espíritos muito antagônicos entre si.

Assim, é natural que se conclua serem os gêmeos unidos reencarnações expiatórias, resultantes de aversões e ódios seculares. Aqui a simbiose orgânica e o mesmo patrimônio genético cuidam de harmonizar vibrações mutuamente aversivas. Estando num "mesmo barco" reencarnatório e compartilhando partes do corpo físico, os espíritos hão de acordar, sob pena de parecerem ou de se autodestruirem. De qualquer forma estão condenados a juntos permanecerem, pela vida e pela morte.

Outras razões possíveis seriam casos de espíritos que levaram a simbiose psíquica às últimas conseqüências, reparando agora, na carne, a patologia da função egoística ou, ainda, aqueles espíritos desprovidos de senso de limites, que invadiam patologicamente os limites e direitos naturais do próximo. Psicopatas insensíveis e destituídos de qualquer princípio ético estão incluídos nesta categoria.
Cada espírito tem o destino que merece, ou melhor, de que necessita, pois não é outra a finalidade da reencarnação senão o aperfeiçoamento espiritual.
E neste grande plano educacional, para a Humanidade, a dor, por enquanto, é indispensável recurso instrucional, despertando a Consciência individual e coletiva para os valores reais do espírito, consubstanciados nos princípios de ordem moral e na sabedoria que transcende a simples aquisição de conhecimentos intelectivos.
Fonte: Luiz Antônio de Paiva – Revista Espírita Allan Kardec


...............//...............//..............//.............
Mocidade é poder.
Às vezes, a alegria que está nos faltando é justamente a alegria que devemos aos outros".

Mocidade é liberdade.
"Nenhuma atividade no bem é insignificante. As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes".

Mocidade é carinho.
Devo seguir o meu caminho com o mais absoluto respeito pelo camiho dos outros".

Mocidade é beleza da forma.
"Hoje auxiliamos, amanhã seremos os necessitados de auxilio".

Mocidade é amor.
Deixe algum sinal de alegria, onde passes."

Mocidade é primavera de sonhos.
Todavia, se a primavera de sonhos não se enobrece no trabalho digno, todo o nosso idealismo será simplesmente um campo de flores mortas.
DINÂMICAS
— A ESTRADA

OBJETIVOS: Fazer o jovem perceber a importância da orientação da família.

MATERIAL NECESSÁRIO: Papel e lápis


DESENVOLVIMENTO: Entregar lápis e papel para cada jovem e pedir desenhem uma estrada. Nesta estrada serão acrescentadas algumas placas de sinalização que conhecem e que comumente são avistadas nas estradas por onde passam. Apresentados os desenhos, questioná-los: Para que servem aquelas placas? Apenas enfeitam estradas ou se são úteis? Em seguida, pedir que cada um compare sua vida a uma e strada e que comente quais são os sinais que ele encontra e quem os coloca. Analisar com eles, se os motoristas observam sempre a sinalização e o que acontece quando a desrespeitam. E os jovens procedem de modo diferente dos motoristas, em relação à sinalização feita pelos mais velhos?

REFLEXÃO: Nossa vida, felizmente, é uma estrada muito bem sinalizada por nossos pais, mestres e pessoas que nos amam. Estes sinais não são colocados para nos entristecer e sim para a nossa felicidade. A religião também está, a todo o momento, sinalizando o que nos trará realização, colocando sempre uma seta em direção a fraternidade universal e nos mostrando que não há fatalidade, mas sim a ação da Providência Divina em nossas vidas. Os sinais existem, mas não nos tomam os volantes, obrigando-nos a segui-los. Também nós somos livres para guiar nossos passos pelos caminhos que desejamos através do

Deus determinou seja o céu decorado de azul aos nossos olhos para que a tranqüilidade nos abençoe.

Guarda-te em paz.

Deus está contigo.
Emannuel
........................//................//................//.............

Os dois Fundamentos Mateus 7:24 - A Casa na Rocha


Princípio da Lição: Quando escuto e faço a vontade de Jesus, sou como homem sábio que construiu que construiu sua casa num fundamento forte e seguro.

Base Bíblica: Lucas 6:46-49

Texto Chave: Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Mateus 7:24

Objetivos: Que a criança possa...
• Definir o que é uma parábola.
• Comparar as duas pessoas da parábola, dando exemplo de cada uma.
• Explicar sobre que fundamentos está edificando a sua vida.

Ministração: Os dois fundamentos - A casa sobre a rocha

Muitas vezes Jesus contou histórias com ensinos escondidos. Durante as próximas células aprenderemos histórias imaginárias, com personagens e situações da vida real. Jesus usou estas histórias, chamadas de parábolas para ensinar princípios muito importantes para nós. Estas parábolas estão contidas na palavra de Deus, a Bíblia.
Às vezes as parábolas tinham um significado que os discípulos e pessoas não conseguiam entender, então Jesus lhes explicava. Vejamos a primeira parábola:
Quem já viu uma casa em construção? Certamente todos nós. Mas, quem já viu bem de perto, parou para ver, o trabalho que os homens fazem quando estão construindo uma casa ou um prédio? (deixe as crianças responderem . Dê tempo, não as apresse).
Que ferramentas os homens usam? (se puder mostre algumas delas.)
Eles limpam o terreno, aplainam, marcam os seus limites e começam a construir os alicerces ou as suas fundações. À s vezes usam muito concreto e ferro apropriado, para que fique uma construção bem sólida.
Certa vez, quando Jesus estava ensinando as pessoas, Ele lhes contou uma historia sobre dois homens que construíram as suas casas. Vejamos Mateus 7:24-29
Havia uma vez um homem prudente, (mostre a figura 1) um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. Ele cavou uma vala profunda e fez o alicerce bem sólido. Era um terreno bem firme e a casa foi sendo construída de uma forma muito segura, até ficar pronta. Porém, veio uma
tempestade muito forte. (mostrar figura 3), O vento fazia, uh...uh... uh, os relâmpagos brilhavam no céu, os trovões faziam tremer, e a chuva caia fortemente. Os rios foram enchendo, enchendo e transbordaram. E a água bateu contra aquela casa, mas, nada aconteceu com ela, porque foi construída sobre uma rocha. (Figura 2)
Mas havia outro homem, que não era prudente, ele era um tolo (Figura 4). Ele construiu sua casa sobre a areia, sem alicerces. Então veio a chuva (mostrar figura 3), e cresceram os rios e sopraram os ventos contra a casa. E a casa caiu – Booom - porque estava construída sobre a areia. Foi um desastre, uma grande perda! (Figura 5)
O que Jesus quer nos ensinar com esta parábola? Vejamos novamente em Lucas 6:46-49.
O homem prudente é semelhante a que tipo de pessoa? (deixe as crianças responder) Sim a aquela pessoa que ouve a palavra de Deus e a pratica e obedece. É uma criança obediente.
E o homem tolo que construiu sua casa na areia é semelhante a que tipo de pessoa? (deixe as crianças responder) Sim, é semelhante a alguém que ouve a palavra de Deus e não obedece, é aquela criança teimosa, desobediente, que não segue os princípios da palavra de Deus, que faz o que quer.
O que acontece com a criança que obedece a palavra de Deus segundo esta parábola?
E o que acontece com as pessoas ou crianças que não obedecem à palavra de Deus?
Agora vocês vão dar dez características de casas, de lares, firmados na rocha que é Jesus. (Deixe as crianças responder)
Exemplos:
• Os familiares se amam
• Há perdão
• Todos ajudam com as tarefas de casa.
• Oram juntos
• Todos lêem a Bíblia
• Vão à igreja
• Etc

E agora me digam 10 características de lares construídos sobre a areia:
• Se falam palavrões
• Ninguém ajuda em casa, esta toda desordenada
• As crianças são desobedientes
• Há brigas
• A tv fica ligada todo o dia em programas que não agradam a Deus
• Ninguém se preocupa com o outro.
• Etc....








Hora de Conversar:
• Você tem sido como o homem sábio na sua casa? Ou como o homem tolo? Porque? (Deixe as crianças responder)
• Você quer se arrepender e pedir ao Senhor um coração obediente a sua Palavra? Então oremos.

Líder: Faça uma oração de arrependimento para ser repetida e ministre sobre cada criança um coração obediente e submisso à Palavra de Deus.

Atividades:
• Pra os menores tem uma folha pra colorir.
• Pra os maiores você pode propor dividir a célula em dois e fazer teatros, um grupo um lar edificado na rocha e o outro faz um lar edificado na areia, oriente também a fazer cada uma com um final de acordo com os tipos de casa.


.................//...................//.....................//............
AULA:

O homem de bem



Objetivo:Reconhecer que "o verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza."

Dizer que irá contar uma história verdadeira de um médico que sempre fez as coisas certas em todas as fases da sua vida.

NARRAR A HISTÓRIA

Um bebê sadio e de lindos olhos azuis nasceu numa cidadezinha do Ceará trazendo grande alegria para a sua mamãe e seu papai.Recebeu o nome de Adolfo.
Adolfo cresceu, brincando e estudando como devem fazer todos os bons meninos.
Era muito querido por ser obediente, gentil e bondoso.
Adolfo era um rapazinho quando resolveu ser médico.Mas seus pais não teriam como pagar seus estudos mesmo sabendo que passaria por algumas dificuldades Adolfo não desistiu de estudar.
Ele não podiacomprar livros caros, mas estudava na biblioteca pública onde todos podem ler os livros.
Assim, tornou-se um grande médico:Dr.ADOLFO BEZERRA DE MENEZES.
Dr. Bezerra com era chamado cuidava com muito carinho e atenção de todos os seus clientes.Gostava de tratar das crianças, mesmo que seus pais não pudessem pagar a consulta.E muitas vezes ainda dava os remédios, comprando-os com o seu próprio dinheiro.
Dr.Bezerrasabiatambé m consolar as pessoas tristes e falavado amor de Jesus por todos nós.
Dr.Bezerra foi um perfeito homem de bem!
Como toda gente, um dia Bezerra morreu ou melhor deixou o corpo.
Agoraele vive em Espírito e continua a ouvir os nossos pedidos, continua a ajudar-nos quando estamos doentes ou aflitos.Cuida principalmente das criancinhas a quem muito ama.
Dr.Bezerra é também um grande amigo e protetor do Lar Fabiano de Cristo.

Indicar, sucessivamente a figura de Dr.Bezerra de Menezes nas fases de criança, jovem e adulto dizendo:Dr.Bezerra foi um homem de bem porque quando criança(jovem. ..,adulto. ..)ele... .as crianças falam as coisas certas que ele fazia

ATIVIDADE CRIATIVA

1-Opção: Dividir as crianças em subgrupos e para cada um destes apresentar uma cartolina o contorno de uma flor(grande) com a figura de Dr.Bezerra no centro da flor.Pedir que as crianças façam bolinhas de papel fino e colem no contorno da flor.Solicitar às crianças que digam uma coisa bonita sobre Dr.Bezerra,O educador vai escrevendo as frases nas pétalas da flor.No final colocar no mural as flores que representarão o carinho de toda a turma por Bezerra de Menezes.

2-Opção Colocar um jaleco numa criança para caracterizar Dr.Bezerra na sua função de médico.Outras crianças serão os clientes.Vivenciar situações de um consultório médico sendo atendidos pelo bondoso Dr.Bezerrade Menezes

.;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;


I.OBJETIVOS:
Levar o aluno a:
* identificar as principais qualidades de um homem de bem;
* analisar os seus próprios atos, ajustando-os a essas qualidades;
* conscientizar-se da necessidade de promover a reforma íntima, a fim de tornar-se um
homem de bem.

II. INCENTIVAÇÃO:
Narrar a história “O Livro-Libelo”, do livro A Vida Escreve, psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.

Conta-se que um famoso advogado não escondia a repulsa que experimentava pela Doutrina Espírita. Nos lugares que freqüentava, se a conversa girasse sobre algum tema do Espiritismo, ele escorregava logo para o deboche:
- Essa história de Espiritismo, só num tratado psiquiátrico- falava com ironia e saía espalhando difamações.
Ele se tornou um adversário do Espiritismo e aproveitou um longo período de férias numa fazenda para escrever um livro contra os ensinamentos espíritas. Era um livro-acusação, um livro de ódio.
Quando se reunia com os amigos, costumava ler algum trecho, em que médiuns eram denunciados e vaiados de maneira cruel. E se divertia, ele e os companheiros, enquanto bebiam um e outro gole de whisky. Quando se preparava para enviar o volume à editora para ser publicado, aconteceu o inesperado.

Dirigia ele um carro luxuoso, perto de um grupo escolar, quando um menino atravessou a rua correndo e foi atropelado sob as rodas do carro. Criou-se logo um tumulto à volta, os policiais chegaram. Ele mesmo apanha o corpo inanimado da criança e, de coração agoniado, procura a residência do menino.
Ele tem consciência de que não foi culpado, mas o seu coração está dilacerado pela dor. Chorando copiosamente, entrega o menino morto aos pais que, em prantos, o recebem sem a mínima queixa.
O pai acaricia os cabelos da criança em silêncio e a mãezinha ora em lágrimas.
O advogado esperava ser humilhado, ferido, acusado. Encontra ali, porém, resignação e serenidade. Pergunta então pela instauração do processo de indenização, mas o chefe da família responde firme: - Nada disso. O doutor não teve culpa nenhuma. Ninguém faria isso por querer. Os desígnios de Deus foram cumpridos...
A mãe do menino, enxugando o rosto, acrescenta: - Choramos, como é natural, mas não desejamos nenhuma indenização. Deus sabe o que faz.
Ele ainda insiste com o dono da casa, mas ele lhe corta e palavra e diz: - O senhor está sofrendo tanto quanto nós... Ore conosco, a fim de se acalmar.
Admirando-lhes a paciência cristã, o advogado pergunta: - Que religião professam?
- Nós somos espíritas – informou o pai da vítima.
O advogado baixou a cabeça e ali permaneceu, sensibilizado e prestimoso, até a realização dos funerais.
À noite, em casa, de coração transformado, fechou-se em seu quarto e rasgou o livro-libelo que tinha escrito.

1. Por que o advogado tinha repulsa pela Doutrina Espírita?
R: Porque ele não tinha o conhecimento dos ensinamentos espírita e fazia um julgamento errado.

2. Como ele se sentiu quando conversou com os pais da criança?
R: Pensou que seria humilhado, acusado, ferido. No entanto, a resignação daqueles pais sofridos, que também reconheceram o seu sofrimento, o deixou sensibilizado.

3. Por que foi preciso que ele passasse por esta dor?
R: Para que se transformasse, para que mudasse o rumo de sua vida.

III. DESENVOLVIMENTO:
1. Como pode um homem verificar se está cumprindo verdadeiramente a lei de justiça, de amor e caridade?
R: Interrogando a própria consciência sobre os seus próprios atos e se está fazendo aos outros aquilo que ele desejaria que lhe fizessem.

2. Por que o sentimento de amor e caridade ao próximo está incluído entre as qualidades do homem de bem?
R: O exercício da caridade impulsiona o homem a pensar nos outros, antes de pensar em si mesmo. Esta prática ajuda o desenvolvimento das demais.

3. Se o homem é bom, humano e benevolente apenas para um grupo de pessoas, ele é um homem de bem?
R: Não, pois ele deve agir sem distinção de classe social, de raça ou crença, porque vê em todos os homens irmãos seus.

4. Os homens que cumprem suas obrigações sociais são homens de bem?
R: Segundo o julgamento dos homens, sim. Nem sempre, porém, perante Deus. A educação humana que não tem suporte no Evangelho é um verniz que desbota à menor contrariedade, transformando homens cultos e bem vestidos em feras humanas.

5. Qual o caminho para sermos homens de bem?
R: Seguir o Evangelho, o código de conduta de caráter universal , baseado nas leis de Deus.

................//..................//....................//...............

AULA -

Solidariedade e Caridade


Objetivos: Ajudá-los a perceber que o problema de uma pessoa não prejudica somente a ela; que o egoísmo é um empecilho à felicidade; que muitos males podem ser evitados, se deixarmos de nos ocupar somente da nossa satisfação ou, no máximo, da dos que estão mais próximos; que caridade e solidariedade são valores que precisam ser cultivados, não só porque nos dizem que deve ser assim, mas porque são ferramentas de promoção do bem-estar geral; que a sociedade é um organismo vivo, no qual um "órgão" depende constantemente do outro; que ajudar não é fazer o mais fácil, nem o que queremos, mas o que aquele que auxiliamos *precisa realmente* que façamos.

Dinâmica inicial
Enrolar os braços dos participantes com cartolinas de modo que não possam dobrar os braços. Dar um pirulito para cada um dizendo que podem comê-lo.Alguns poderão pensar que é um teste de habilidade, mas muitos perceberão que abrir o seu pirulito sozinho é muito dificil e se um der na boca do outro, este fará o mesmo consigo e todos comerão os pirulitos.

. Narrar para eles a historinha abaixo:


A RATOEIRA


Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!A galinha disse:- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.O rato foi até o porco e disse:- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse:- O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não !Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher. O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.A mulher melhorou e acabou morrendo.Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.. Perguntar se gostaram da história, o que acharam do comportamento de cada um dos animais personagens, se o final poderia ter sido diferente, caso aqueles com que o rato foi falar tivessem agido de outra forma.* Deixar que dêem suas respostas livremente e comentá-las.Em seguida, levá-los a ver que a galinha, o porco e a vaca foram extremamente egoístas, negando-se a fazer qualquer movimento prático em auxílio ao rato. Todos pensavam que nada lhes ocorreria por causa da ratoeira. Contudo, com o desenrolar dos fatos, o rato, que era o único preocupado no início, acabou por ser o único poupado pela morte. Se os animais que se recusaram a dar maior atenção ao problema do rato tivessem tentado ajudar, muito provavelmente a cobra não teria sido apanhada, a mulher não levaria a picada e os bichos que viraram alimento não teriam ido parar na panela.Qual a grande lição do texto?* APós ouvir-lhes as opiniões, mostrar-lhes que, "se há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre perigo". Em termos mais simples, se existe uma pessoa com uma dificuldade, ela não é a única prejudicada.

. Perguntar-lhes de que forma os animais da história poderiam ter ajudado o rato.


. Perguntar: Se vocês estão com um problema na barriga, dizem que ela está doente ou que vocês estão?* É provável que respondam a segunda hipótese. Não costumamos tratar as partes do nosso corpo como seres a parte do resto. Se estamos com dor na barriga, ela não é a única afetada, pois está ligada ao restante do nosso organismo. Se nossa perna dói, não atenderá a um comando de nosso cérebro para correr, nem poderá nos levar a qualquer lugar. Se nossa mente se desequilibra, vários aspectos de nossa vida serão afetados.A sociedade é também um organismo em que o que acontece com uma parte afeta o todo. Se vimos que os problemas dos outros podem nos atingir, como devemos agir com relação a eles?* Após as participações dos evangelizandos, auxiliá-los na percepção de que solidariedade e caridade são imprescindíveis para o bem-estar geral.Se tiverem dificuldade com o conceito de solidariedade, explicar que é a capacidade de ver o problema do outro, de se importar e de buscar solução para ele. Comentar que, enquanto houver uma pessoa no mundo com fome, sede, frio ou doença, ele não será um lugar totalmente feliz. É a indiferença de muitos, fruto do egoísmo, que gera os grandes problemas sociais.É bom lembrar que ser solidário e caridoso de verdade é compreender quem nos chega com um problema e nos dispormos ao auxílio, mas da forma que os ensinamentos cristãos nos mostram que ela precisa, não como nós queremos ou ela deseja.

..................//.................//................//..................

Oração: Como Ensinar Crianças a Orar



Objetivo: Ensinar suas crianças a orar com mais facilidade e naturaliade. Como orar? Que palavras utilizar?

Leitura Bíblica: Romanos 8:26-27
Você vai precisar de Bíblias para as crianças. Leiam em voz alta o texto de Romanos 8:26-27

Então peça às crianças que contem momentos em que tiveram dificuldades em saber como (ou o que) orar.
Divida o grupo em duplas.

Diga a elas que esta passagem nos ajuda a entender que nós sempre podemos orar, mesmo que não saibamos o que dizer. Peça então que cada um diga a sua dupla alguma coisa que o está preocupando. Quem ouviu, então, coloca esta preocupação numa oração (pode ser apenas uma frase - ex.: se o primiro disse que tem uma prova difícil na escola, o segundo pode orar algo como "Querido Deus, ajude o João a entender o que ele está estudando, e lhe dê calma no momento da prova. Amém").
Depois invertem-se os papéis.

Quando as duplas terminaram de orar, pergunte como se sentiram, se acharam fácil orar assim, o que eles podem fazer quando estão inseguros sobre que palavras usar e como orar, etc..

Encerre com oração - cada um do grupo deve orar por alguma outra pessoa - pode ser do próprio grupo ou outros conhecidos, família, etc..

Você também pode pedir que cada um escreva seu nome e uma preocupação num papel. Depois as crianças sorteiam entre si os papéis e durante a semana devem orar pela pessoa e preocupação cujo nome está no papel.

REFLEXÃO

A oração é a forma que temos para nos comunicarmos com Deus. Essa comunicação é tão importante como uma chave é para a sua fechadura. Através da oração, podemos abrir diferentes caminhos para a nossa vida, pois estaremos entregando nas mãos de Deus as nossas maiores necessidades. Devemos, portanto, falar com o nosso Deus diariamente e entregar a Ele a nossa vida. Então Ele abrirá a caixa de tesouros do Seu infinito amor para colocá-los à nossa disposição.
Vocês gostariam de falar com Deus diariamente? Orem sempre. A Bíblia nos aconselha: “Orai sem cessar” (I Tessalonissenses 5:17). Isso não quer dizer que devamos estar ajoelhados o tempo todo, mas sim, que devemos estar em comunhão constante com Jesus, recorrendo a Ele sempre que precisarmos, não importa o local, tendo a certeza da Sua companhia ao nosso lado, constantemente, para nos animar e ajudar. Esse é um privilégio que tem todo fiel seguidor do Senhor Jesus, pois Ele está sempre pronto a ouvir aqueles que O buscam.

AMIGO SECRETO DE ORAÇÃO
Estou fazendo um trabalho sobre oração com os meus Juniores.
Entreguei um bonito envelope vermelho a cada um deles e deixei que enfeitassem com adesivos e figurinhas.
A cada domingo eu entrego uma atividade para ser realizada por eles em casa, durante a semana.
Deixo aqui a idéia para vcs!

Não conte o que será feito....

Distribua a folha com o cartão e deixe que eles mesmos recortem.

Cada criança deverá escrever um único pedido e colocar o seu nome.

Depois disso coloque todos os cartões em uma caixa ou envelope grande e peça para cada criança sortear um cartão. Ela não deve mostrar o cartão para ninguém.

Agora explique que estamos brincando de "AMIGO SECRETO DE ORAÇÃO".

Ela deverá orar por aquele pedido durante toda a semana.

No domingo seguinte, cada criança revelará quem é o seu amigo secreto de oração e dará ao seu amigo um cartãozinho feito especialmente por ela com um versículo bíblico
(deixar livre para cada um confeccionar como desejar).

As crianças vão amar se vc, Professor, também participar colocando um cartão com seu pedido!

Cantinho da oração:(cartaz)

material:
cartolina;
cola;
tesoura(sem ponta);
gravuras (revistas, livros ou/e jonais)

Como fazer:
os alunos devem fazer o cartaz em grupo(cada grupo faz o seu cartaz, se o número de alunos for grande)
distribua o material e oriente para eles escreverem o tema " cantinho da oração" e colar gravuras das coisas importantes pra eles e pelas quais eles oram e agradecem Deus na oração como a família, a igreja, os amigos, os estudos, etc...
o cartaz servirá para lembrá-los" pelo que eles devem orar"




..............//....................//..................//..............

Nenhum comentário:

Postar um comentário