quinta-feira, 26 de agosto de 2010


Criança problemática
Ensinando Crianças de Lares Problemáticos
Nenhum lar está isento de problemas. Porém, um número cada vez maior de famílias, em nossos dias são disfuncionais. As famílias entram às vezes em crise quando um dos pais falta, seja por causa de morte, suicídio, ou divórcio.
Padrões destrutivos também são encontrados até mesmo nos lares em que os dois, pai e mãe, estão presentes. Alguns pais tão traumatizados por eventos penosos que viveram no passado que não conseguem satisfazer as necessidades dos filhos. É enorme o número de crianças obrigadas a viver em ambientes negativos devido irá crônica, negligência, ou outras formas de abuso.

Procure Entender a Percepção das Crianças de Lares com Problemas
As crianças de lares com problemas são muitas vezes perseguidas por sentimentos de medo ou desespero. Muitas sentem solidão e isolamento, pensando que seus problemas são únicos. Elas ficam confusas porque amam os pais, porém sentem-se geralmente impelidas pelo desejo de obter a aceitação dos pais – mesmo que essa seja impossível. Quando fracassam em suas tentativas de agradar, sua falsa culpa (sentir-se mal sobre o que pensam ter feito) se transforma em vergonha (sentir-se mal sobre quem pensam que são) e acabam convencidas de que não têm valor.

Fique Atento aos Sintomas das Crianças Magoadas
As crianças de lares com problemas aprendem três regras: NÃO CONFIE /NÃO SINTA /NÃO FALE.
Muitas delas transferem essas regras para o relacionamento fora de casa. Embora muitos desses meninos e meninas vivam continuamente em um estado de negação, construindo mundos de fantasia para bloquear os seus problemas, outros podem torna-se calados, não se comunicando com naturalidade. Num grupo, essas crianças muitas vezes parecem desatentas ou retraídas. Elas talvez tenham dificuldade em prestar atenção ou não queiram participar das atividades. Algumas crianças magoadas podem demonstrar irá ou agressividade. Outras podem se agarrar ás pessoas ou bancar o palhaço, mostrando sua necessidade de aceitação e afeto ao solicitar atenção permanente – de maneira positiva ou negativa.
Um desafio enfrentando pelos que trabalham com crianças é discernir a razão do comportamento delas. Precisamos de ajuda do Espírito Santo para descobrir quais as crianças cujos problemas exigem tratamento especial. Devemos lembrar que as necessidades de todas as crianças (de todo mundo, por sinal) são basicamente as mesmas.
Todos precisam de respeito e atenção, incentivo e amor. O professor desempenha às vezes um papel vital como o único adulto capaz de ajudar crianças carentes, a ver o seu valor aos olhos de Deus.

Permita que Deus use Você para Satisfazer as Necessidades das Crianças Perturbadas.

1.- Planeje sua aula de modo que Cristo seja o tema Central. Ao trabalhar com crianças necessitadas, compreenda que a melhor maneira de resolver os problemas delas é fazê-las conhecer a Deus, recebendo Jesus Cristo como Salvador e Senhor.
Evangelize e discipule: apresente às crianças Aquele que irá acompanhá-las vida a fora para satisfazer cada necessidade.
2. Faça cada criança sentir-se bem-vinda e aceita. Neutralize os sentimentos de rejeição que as crianças possam ter, cumprimentando cada uma com um sorriso amigo, uma palavra amável, e a mão no ombro.
Demonstre-lhes que você está contente com a presença delas. Trate cada uma com respeito. O amor de Deus por nós não se baseia em nossa aparência ou no que fazemos.
3.- Torne sua classe um lugar seguro e estável. Para as crianças cuja situação familiar é caótica, um ambiente agradável e ordeiro, com certa rotina, pode ser um oásis. Peça ajuda de Deus para capacitá-lo a ser bem–humorado e mostrar amor.
4. Discipline adequadamente. Os lares com problemas são freqüentemente caracterizados por padrões de disciplina rígidos, inconsistentes ou permissivos. Estabeleça, explique e reforce regras simples para classe, com palavras bondosas, firmes e consistentes.
Quando for necessária correção, critique o comportamento e não a criança. Deixe que esta saiba que você acredita que ela pode melhorar.
5.- Ofereça um programa interessante e desafiador. As crianças com problemas dificilmente tem oportunidade de participar de divertimentos saudáveis. Procure envolve-las em atividades criativas que lhes irão estimular o crescimento.
Ajude as crianças carentes a preencher os vazios em sua vida diária, sugerindo maneiras de passar as horas de lazer ou solidárias em atividades que agradem ao senhor. Ensine-as a escolher os amigos com sabedoria. Ajude-as a conhecer livros cristãos. Considere levá-las a passeios e excursões no campo.
6.- Modele a vida cristã como alegre. Você pode ser o único adulto consiente na vida de uma criança necessitada. Deixe que os meninos e meninas vejam Cristo em você. Não tente dar as crianças a falsa impressão de que você é perfeito; em vez disso, seja transparente.
Quando apropriados, conte as dificuldades que enfrentou e explique as maneiras como foi ajudado por Deus durante as crises.
7.- Ouça as crianças e incentive-as a falar. As crianças que passam por problemas quase sempre precisam expressar seus temores e preocupações. Fique à disposição delas e tome tempo para ouvi-las com atenção.
Pergunte às crianças sobre os seus interesses e atividades. Enquanto falam, faça comentários positivos. Não force detalhes, mas mostre que se importa sinceramente. Ajude as crianças a pensarem positivamente sobre elas mesmas e a desenvolverem alvos para o futuro.
Ganhe a confiança delas, mantendo em sigilo as informações recebidas delas.
8.- Assegure e encoraje as crianças. Assegure as crianças do amor e aceitação de Deus. Conte a elas que Ele deseja perdoar e salvar. Ajude-as a compreender que não precisam sentir culpa quando outros agem errado (membros mais velhos da família ou vizinho). Faça elas se sentirem especiais e dignas, elogiando a sua resistência. Compartilhe Escrituras que falem dos planos especiais de Deus para a vida de cada criança (por exemplo, Jeremias 29.11). 9. Desenvolva confiança. Mostre às crianças, pelas reações consistentes e piedosas, que você é digno da confiança delas. Evite criticar as crianças ou os pais. Não desperte as defesas delas nem aumente o conflito que já sentem. Sentem que fizer uma promessa, não deixe de cumpri-la rapidamente.
10.- Ensine às crianças versículos-chave aos quais possam recorrer. Os meninos e meninas em situações difíceis precisam saber o que é errado e como agir certo. Eles necessitam do consolo das promessas de Deus.
Ajude-os a guardar no coração versículos que falem dos padrões de Deus e os assegure do Seu amor e proteção.
11.- Ore com as crianças e prou delas. As crianças de lares com problemas muitas vezes se sentem engaioladas, solitárias e com medo.
Ajude-as a compreender que Deus está sempre vigilante e atento. Encoraje-as a se voltarem para Ele quando precisarem de ajuda. Mostre sua preocupação sincera, ore pelas necessidades especificas das crianças.

Estabeleça uma Política para tratar dos Problemas Graves de abuso
Uma criança pode precisar de mais ajuda do que você pode dar. Prepare uma política-padrão para tratar dos casos de abuso severo. Se achar que uma criança está sendo fisicamente maltratada ou abusada sexualmente, é necessário notificar às autoridades. Consulte o seu supervisor. Ajude a criança a compreender que você tem a responsabilidade de protegê-la. Assegure-a do seu amor e apoio contínuos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Diminuir o estresse:



Pessoas espiritualizadas têm mais jogo de cintura e lidam melhor com as situações de estresse.

Blindar o corpo contra doenças:
Uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostra que pessoas que pessoas que tem fé se curam facilmente de doenças. Os médicos acreditam que o organismo de quem professa uma crença é mais resistente e se recupera mais rápido.

Ser feliz todos os dias:
Durante a oração, o organismo libera serotonina. Esse hormônio proporciona na gente a sensação de prazer, bem-estar e felicidade. Ele também causa relaxamento e nos ajuda a enfrentar a tensão diária.

Ter uma vida longa:
Pessoas que mantêm um lado espiritual vivem mais, porque a proteção do organismo contra doenças recebe uma carga positiva. Além disso, praticar uma atividade prazerosa (como rezar) durante 30 minutos por dia reduz em 40% os riscos de morte precoce.

Lutar contra o câncer:
Um estudo feito na Universidade de São Paulo (USP) revela que a recuperação de pacientes com câncer está diretamente ligada à religiosidade. Isso porque os enfermos religiosos se mostram mais confiantes para enfrentar os tumores.

Cura a depressão:
Contra a depressão e a ansiedade, tome uma dose de fé. Pessoas religiosas ou que apenas acreditam na existência de Deus são menos angustiadas e culpadas em relação aos próprios erros, segundo afirmam pesquisadores canadenses.
Fazer amizades duradouras:
Faz parte da religião frequentar uma igreja ou um templo, onde há união com outras pessoas ligadas pelas mesma crenças. A interação social, a troca de afeto e o apoio da cominudade são uma grande força da fé.
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SER ESPÍRITA


O QUE É?
Por Simone Araújo

É ser diferente dos outros?
Não! É ser tão miserável ao ponto de reconhecermos que por melhores que
sejamos ou estejamos ainda estaremos muito longe da perfeição.
Ser espírita seria passar por tudo o que passou Paulo?
Não! Não somos capazes de tal obra, somos migalhas se comparados a
esse trabalhador tão laborioso.
Ser espírita, amigos, nada mais é do que seguir os mandamentos de nosso
Deus Maior.
Ser espírita nada mais é do que seguir o caminho que Jesus, nosso irmão,
mostrou a vocês quando aí esteve.
Ser espírita é olhar para o próximo e ver não si a um irmão, mas ver a si
mesmo em situações ou “versões” diferentes.
Ser espírita é, além de falar de caridade, ser a caridade em pessoa.
Ser espírita, meus amigos, é ser espelho do reflexo de Deus.



Nosso lar estudado por Andre Ruiz, acesse o link:

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